25 junho 2007

Testemunho: Ministério dos Negócios Estrangeiros




Em primeiro lugar, gostaria de vos saudar por esta iniciativa. Todos que, como eu que estão nesta situação desejam ver este assunto resolvido e justiça feita.

Começo por dizer que muito mal mesmo vai este país, quando é o próprio Estado português o principal beneficiado com os famosos recibos verdes, e o que deles tira o maior proveito, não dando qualquer segurança ou perspectiva de segurança aos jovens portugueses. Jovens que, como eu, gastaram anos de vida para tirar um curso superior e depois se vêem na situação de permanente instabilidade e de falta de perspectivas de futuro.


Estes jovens trabalham tanto ou, na maior parte dos casos, mais que os funcionários que fazem parte do quadro, e que têm direito a todas as regalias possíveis e imaginárias: férias, sistema de saúde, direito a receber subsídio de férias e de Natal, receber subsídio de alimentação, só para apontar alguns.

Ao contrário, muitos, como eu, estão sujeitos a tirar do vencimento que ganham trimestralmente uma verba elevadíssima para encher os cofres do Ministério das Finanças, com o pagamento do IVA, sem ver qualquer aplicação prática desse dinheiro pago como um dever do contribuinte para com o Estado.

E onde estão os direitos do Estado para com o contribuinte? Quais são os direitos que tem um contratado a recibos verdes pelo Estado?


- Resposta: nenhum! Ou melhor tem o direito e o dever de ficar calado e de "engolir" tudo o que a estrutura hierárquica estipula, correndo o risco de se assim não for, ser mandado embora, ficando sem poder ter um rendimento que tanta falta faz aos jovens portugueses, para que possam pensar em construir um futuro sem depender dos pais.

E não me quero alongar muito mais. Termino dizendo que a esta situação é o que eu chamo Escravatura do Século XXI. Os jovens portugueses estão sujeitos a uma nova escravatura, não podendo usufruir de nenhum direito dos que constitucionalmente estão definidos...

O meu muito obrigado por ajudarem a denunciar esta situação.

Anónimo

1 comentário:

Anónimo disse...

Também sou funcionária pública do quadro e compreendo a vossa situação.Não esqueçam porém que milhares de pais funcionários públicos vos pagou os cursos e ainda bem que tivemos essas regalias, embora ganhando muito pouco.Em oitenta e tal ganhava à volta de 8 contitos e uma amiga minha com a mesma categoria ganhava 150 contos no privado.
Comparativamente com os recibos de
2000, hoje em 2007 ganho o mesmo.Portanto como devem calcular a vida não está fácil para ninguém.
Mas como já devem saber o estatudo de funcionário público tende acabar
Agora cabe a vós jovens de lutar neste país pelos vossos direitos e gritar bem alto pela dignidade da vida humana.Pelo fim da exploração e como dizes muito bem, acabar com a escravatura humana.Infelizmente vivemos democracias (?)encaputadas de fascismo e de consumismo exarcebado.