03 dezembro 2008

Recibos Verdes triplicaram em 10 anos

O Jornal de Negócios noticiou hoje os dados do Instituto Nacional de Estatística referentes à precariedade em Portugal e, entre outras constatações, confirmámos que o número de trabalhadores/as a recibo verde tem vindo a aumentar: triplicou, em dez anos.

“Embora afecte sobretudo os trabalhadores entre os 25 e os 34 anos de idade - em 2008 havia 32 mil jovens a recibos verdes, mais 93% do que em 1998 -, o aumento mais significativo da precariedade deu-se entre os que têm 35 a 44 anos. Em dez anos, o número de trabalhadores a recibos verdes nesta faixa etária mais do que duplicou, tendo atingido 17,2 mil pessoas.

Já no que diz respeito à formação académica, os dados do INE confirmam as "suspeitas": os licenciados são o grupo mais afectado e onde os recibos verdes mais aumentaram, tendo triplicado numa década. O número de licenciados a recibos verdes passou de 10,6 mil em 1998 para 32 mil no terceiro trimestre do corrente ano.”

Podem ler a notícia na íntegra aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito de saber isto!!!!!!
Assim se confirma os novos moldes do mercado de trabalho em Portugal.....
Precaridade para quase todos, pois só os boys têm ainda... um contrato que lhes garanta alguma segurança no trabalho.

Um dia destes ainda surge uma noticia, onde se verifica que Portugal é o país da Europa com mais empresários em nome individual (RECIBOS VERDES!!!!), logo um país modelo...... no que diz respeito ao mercado de trabalho!!!!!!!

Anónimo disse...

cada vez tenho mais pena de ter nacido, crescido e estudado neste pais...

onde tudo e todos são descartáveis e velhos (sim pq eu com 28 dizem que já sou velha)...

onde dá a sensação que somos uma "coisa" e não individuos activos,com ideias inovadoras, qualificados e com sonhos de um dia ter uma familia e filhos....

eu como todos a recibo verde que passam pelo fórum,trabalho a RV nos cuidados paliativos (cuidados dados a utentes em fim de vida)
, e só vos digo uma coisa, os que estão agora a barrar a nossa vida, vão ter um final de vida mto triste, pq mesmo que sejam podres de ricos, não vai haver serviços de saúde privados e públicos decentes (aliás actualmente só mesmo no privado se garante um final de vida digno), portanto não vou ter pena desses senhores donos do poder e que encaram as novas gerações como coisas descartáveis...
vai chegar a vez deles de sofrer...pq se esqueceram que quem vai tomar conta deles somos nós, se entretanto não sairem todos os enfermeiros e outros profissionais de saude do pais...ai ficam entregues á imigração ao qual dão tanto valor...

Anónimo disse...

É toda uma vida a prazo...é a jovem adultícia a prazo que se vive em Portugal. Os RV só permitem que se brote o que de pior há nos portugas, o chico-espertismo e a exploração dos mais fracos por aqueles que, pelos menos durante algum tempo são os mais fortes. Espero que esta crise abra os olhos dos portugueses nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Meus caros camaradas da luta contra a precariedade.
Está na hora de começarem a falr também das seguradoras que EXPLORAM colaboradores com condições e requisitos tipicos de um contratado; e saiem impunes destas fisclizações, até quando? Os bancos a que estão agregadas lucram milhões, também á custa destes precários trabalhadores.

Anónimo disse...

Boa Tarde...
Só passei aqui para vos dizer para continuar com o vosso optimo trabalho!!

Eu também estou a recibo verde... Tenho 2 empregos, e estou a RV nos dois!!! Trabalho 12 horas por dia!! E sinceramente... para kê????

E tal como nos comentário anteriores, também me arrependo imenso de ter nascido, crescido e estudado nesse país...

Sou dos Açores, e depois de concluido o Estagiar L (estágio para licenciados, remunerado pelo Governo durante 6 meses (e em certas ilhas durante 2anos!!! - k incentiva à precariedade laboral, pois as empresas ñ têm nenhum custo com o estagiares, é um tal aceitar estagiários de 6 em 6 meses, sem nenhuma despesa! Uma vergonha!!!)...

Depois de concluído o estagio pensava k tinha tido a "sorte" de continuar na empresa onde estagiei a recibo verde, pois os meus colegas todos depois da conclusão do estagio ficaram (e qse um ano depois ainda estão) desempregados... Mas confesso que estou MUITO FARTA DESSES RECIBOS VERDE!!
Cumprimentos a todos!

E VIVA A REVOLUÇÂO!!!!