11 fevereiro 2010

Empresas cobram 5 euros a desempregados por um carimbo

O jornal 'I' denuncia hoje uma realidade há muito conhecida de muitos de nós: diversas empresas cobram valores que rondam os cinco euros por um carimbo que os/as desempregados/as necessitam para poderem comprovar junto dos Centros de Emprego que se encontram 'activamente à procura de emprego'.


"Chamam-lhe "chapa cinco" e é uma prática de algumas empresas da região do vale do Cávado conhecida pelos desempregados da zona. Não se trata de pagar para trabalhar, mas de pagar para provar que se está à procura de emprego. É pedido aos desempregados da região cinco euros por carimbo. O esquema das empresas vai mais longe e várias desempregadas relataram ao i que foram "convidadas" a trabalhar à experiência, de graça, sem que lhes fosse garantido qualquer contrato de trabalho e sem que essas horas (ou dias) viessem a ser pagas."

Podem ler a notícia na íntegra
aqui.

2 comentários:

cat disse...

Aqui, na junta, basta aparecer que eles põem o carimbo sem mais perguntas... Se as pessoas estão ou não à procura de emprego, é-lhes perfeitamente indiferente... O que torna a coisa numa espécie de «termo de identidade e residência» :s

Tia Maria disse...

Ainda os meus amigos perguntam porque emigrei.

É que sinceramente, já nao há estomago para tanto.

Cumprimentos da terra das tulipas.