25 janeiro 2011

PRECÁRIOS INFLEXÍVEIS DIVULGAM DOIS DOCUMENTOS SOBRE CÓDIGO CONTRIBUTIVO


O Movimento Precários Inflexíveis divulgou dois documentos sobre o novo Código Contributivo:

- uma apresentação explicativa com as mudanças práticas da lei;
- uma folha de cálculo que permite aos trabalhadores/as calcular automaticamente as contas para obter o escalão de contribuição.

Um trabalho mais do que necessário, num tempo em que a maioria dos/as trabalhadores/as independentes continuam com inúmeras dúvidas resultantes da alteração da lei.

5 comentários:

Anónimo disse...

Este meu comentário é apenas uma nota de apreço (mais uma) pela forma como nos propiciam a informação que a Administração Pública não nos faculta.

O meu muito obrigada

Susana Silva disse...

deixo igualmente aqui o meu sincero agradecimento.
ainda bem que existem blogues que nos informam devidamente, coisa que o Estado nunca será capaz de fazer...
continuaremos a luta.
obrigada a todos.

Anónimo disse...

As dúvidas rapidamente se dissipam após leitura ATENTA do novo código contributivo.
Antes que pânico maior seja lançado (pois para grave já nos basta a situação em que actualmente nos encontramos), aconselho (re)leitura atenta do Art.º279.º, relativo ao "ajustamento progressivo da base de incidência contributiva dos trabalhadores independentes", constante no Título II das Disposições Transitórias e Finais.

Anónimo disse...

Fui a primeira pessoa a deixar aqui o meu agradecimento, mas, na sequência do terceiro comentário, devo dizer o seguinte:

1 - Admito que a leitura ATENTA do novo Código Contributivo ajude a dissipar algumas dúvidas; por isso mesmo, seria de esperar que quem está do outro lado nos soubesse informar de forma taxativa sobre o modo de aplicação desse «ajustamento progressivo». Ora, não foi nada disso que sucedeu, tendo-me sido prestada informação diferente das duas vezes que contactei a minha delegação regional da Segurança Social. Imagine-se que até me disseram que tinha de fazer prova dos rendimentos de 2010 até 15 de Fevereiro de 2011, para procederem ao ajuste da taxa;

2 - Dito isto, isso não invalida a gratidão que sinto pelo trabalho desenvolvido pelo FERVE, que até pôs à nossa disposição uma folha de cálculo que nos permite, de forma eficaz e rápida,ter uma noção exacta do futuro que se perspectiva.

Obrigada

Cátia Marques disse...

Antes de mais, o meu obrigado ao Ferve e aos Precário Inflexíveis pela disponibilização desta útil ferramenta.

Ao contrário do que esperáva(mos) parece que as taxas não foram, para já, actualizadas... Acabo de pagar a minha contribuição relativa a Janeiro de 2011 e o valor foi o mesmo de sempre.