30 novembro 2011

MINISTÉRIO RESPONDE AO LADO QUANDO QUESTIONADO SOBRE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURANÇA SOCIAL

FERVE, Precários Inflexíveis e Plataforma dos Intermitentes do Espectáculo e do Audiovisual denunciaram ontem que a Segurança Social está a colocar erradamente as/os trabalhadoras/es a recibos verdes no escalão superior ao devido.

De facto, as/os trabalhadoras/es a recibos verdes devem pagar pelo escalão imediatamente anterior ao escalão em que foram colocadas/os, tal como previsto na lei.

No entanto, o Ministério da Segurança Social de Pedro Mota Soares respondeu, em declarações à TSF, que isto acontece por causa das dívidas à Segurança Social. NÃO, senhor, Ministro, isto não tem nada a ver com dívidas: tem a ver com um magistral e inaceitável falha do seu Ministério que lesa milhares de trabalhadoras/es.

Parece-nos deveras incompreensível que o próprio Ministério não saiba do que fala quando questionado sobre um erro tão grave e que tanto lesa as/os trabalhadoras/es a recibos verdes, já de si lesadas/os por não terem contrato de trabalho, como deveriam!

5 comentários:

Manuel Santos Marques disse...

Sou contribuinte da Seg. Social há 20 anos, não tenho nem nunca tive qualquer dívida, e fui colocado dois escalões acima daquele a que corresponde o meu rendimento relevante em 2010.

Susana Almeida disse...

Sou Precária à uns anos, e não tenho dívidas com a SS, tenho pago sempre ao dia 01 de cada mês relativo ao mês anterior. Não recebi email nem carta, e não mudei de casa, mas quando fui pagar hoje, o valor é referente ao 2º escalão. Não pago enquanto não vier tal carta ou receber o email.

Jorge Silva disse...

Eu tb subi vários escalões e nunca tive qualquer dívida, aliás isso é fácil de confirmar no site da Segurança Social Directa.

Resultado fico com 90€ para o mês todo, dado que o meu rendimento baixou muito face a 2010.

O que fazer?

Maria Bastos disse...

Sou recibo verde desde 2006, sempre paguei a segurança social e não recebi nenhuma carta... liguei na 2ªfeira para a SS para me informarem do escalão, a resposta foi que já me tinham enviado uma carta e que não me podiam dar mais nenhuma informação... RI-DI-CU-LO!!!!
Alguém me sabe responder do porquê do pagamento ser relativo ao rendimento do ano passado??? É que os valores de um ano para o outro podem ser muito diferentes... ou eles ainda não perceberam isso?
Sugestão: Pagamento trimestral sobre o rendimento desses meses, tal como o IVA...
Dúvida: A partir de agora vamos pagar 21,5% de retenção da fonte + 29,6% de segurança social, valor face o ano passado, certo? ou seja, se o rendimento for sempre igual, um falso recibo verde paga 51,10% de impostos...ah! e se o rendimento para a mesma empresa for mais de 80%, a mesma ainda paga mais 5% sobre o valor... quanto a que a segurança social ganha com um falso recibo verde?

Anónimo disse...

Vergonha!!!